domingo, 15 de novembro de 2015

MULA-SEM-CABEÇA


Mula-sem-cabeça: várias versões da lenda



Introdução 

Esta é uma das lendas mais conhecidas do folclore brasileiro. Ela povoa o imaginário, principalmente das pessoas que habitam regiões rurais do nosso país. Este personagem folclórico é uma mula sem a cabeça e que solta fogo pelo pescoço. 

De acordo com a lenda, a mula-sem-cabeça costuma correr pelas matas e campos, assustando as pessoas e animais. Uma forma de identificar esta criatura é pelo som do relincho alto acompanhado de forte gemido. 

Várias versões da lenda da mula-sem-cabeça


Existem várias explicações para a origem desta lenda, variando de região para região. Em alguns locais, contam que a mula-sem-cabeça surgiu no momento em que uma linda mulher namorou ou casou com um padre. Como castigo pelo pecado cometido, transforma-se neste ser monstruoso nas noite de quinta-feira (principalmente nas de Lua cheia).

Em outras regiões, contam que, se uma mulher perde a virgindade antes do casamento, pode se transformar em mula-sem-cabeça. Esta versão está muito ligada ao controle que as familias tradicionais buscavam ter sobre os relacionamentos amorosos, principalmente das filhas. Era uma forma de assustar as filhas, mantendo-as dentro dos padrões morais e comportamentais de séculos passados.


Existe ainda outra versão mais antiga e complexa da lenda. Esta, conta que num determinado reino, a rainha costuma ir secretamente ao cemitério no período da noite. O rei, numa determinada noite, resolveu segui-la para ver o que estava acontecendo. Ao chegar ao cemitério, deparou-se com a esposa comendo o cadáver de uma criança. Assustado, soltou um grito horrível. A rainha, ao perceber que o marido descobrira seu segredo, transformou-se numa mula-sem-cabeça e saiu galopando em direção à mata, nunca mais retornando para a corte.

Curiosidades sobre a lenda:

- De acordo com a lenda, para cancelar o encanto da mula-sem-cabeça, é necessário espetar o "animal" até começar a pingar sangue. Outra forma de acabar com o feitiço é retirando o freio de ferro que possui no pescoço.

- Em algumas regiões do interior do Brasil, a mula-sem-cabeça é chamada de "burrinha de padre" ou simplesmente burrinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário